11.6.09

Modelos Negros: Fashion Rio 2009-2010

No primeiro dia de desfiles do Fashion Rio do verão 2009-2010 apresentou a coleção dos novos estilistas reunidos no Rio Moda Hype.

A foto das modelos no desfile da Fernanada Yamamoto ilustra bem a posição da modelo negra na passarela do Fashion Rio.

O desfile do Rio Moda Hype foi divido em duas partes e manteve a mesma proporção de modelos negras, cota de 10% para a passarela da moda?

Um dos raros modelos negro desfilando roupa R. Groove

Modelo desfila roupa da Lore

Roupa de Julia Valle

Rojane Fradique desfila roupa de Maratins Paulo

A edição fotográfica da mídia na passarela também subrepresenta os modelos negros no seu arquivo de cobertura dos desfiles e como padrão ignora o nome a maiorias desses prodissionais das passarelas. Na verdade, ocorre um profundo desrespeito profissional com a maioria das modelos - homens e mulheres negras e brancas - citando-se apenas alguns em detrimento do reconhecimento da maioria, além do artista que empresta seu prestígio a algumas marcas.
Uma postura mais ética por parte da cobertura da passarela e uma assessoria de imprensa mais profissional ofereceria à mídia uma informação mais suficiente e adequada ao profissionalismo que a moda requer.

Um comentário:

Divalocity disse...

This is the same everywhere and yet we still support the designers by buying their clothes. If we want to be respected as customers and people we need to end the support.