14.10.09

Bonecas Pretas - Barbie Black

O casal Obama na Casa Branca acelera uma tendência pela valorização da estética do negro ou ao menos do fenótipo racial. Estas mudanças são também consequencias das lutas políticas dos movimentos sociais e da mundialização das culturas que a globalização promove e que a indústria cultural reflete.
A empresa Jailbreak Toys está lançando nos EUA uma boneca Michelle Obama com três versões de seus famosos modelitos, já que a primeira dama é também um ícone da moda.


Boneca Michele Obama


A Mattel que fabrica há 50 anos a boneca Barbie está para lançar uma nova Barbie negra agora com seus traços raciais mais acentuados: bocão, nariz mais largo, mais bochechuda, diversas tonalidades de pele, mas o cabelo será tipo branquela, sinal do sucesso ou da aspiração da ascensão social.
A nova Barbie Black não deixa de ser uma novidade com estes novos traços já que as versões anteriores eram as mesmas bonecas brancas coloridas de preto/marron. Segundo a desiger afroamericana Stacy MacBride- Irby a idéia é a de representar meninas negras que possam ser apreciadas pelas crianças negras e servirem de inspiração.

ROLE MODEL: Designer Stacey...
Foto AP
Fontes:Boston Herald e Gawker

Um comentário:

Ellen Miguel disse...

vou querer uma....bjos