18.12.09

Naomi Campbell: "The rape of Africa"

Naomi Campbell em "The rape of Africa" título do ensaio do fotógrafo David La Chapelle ilustrando a capa
da revista americana de moda e estilo Flaunt.


Naomi Campbell na capa da revista Flaunt: no fim do Éden, uma África vencida.  Nesta capa da revista uma versão com Naomi Capbell com o seio à mostra talvez seja de uma das edições européias da revista.


Naomi Campbell: foto de David Chapelle inspirada na pintura renascetista de Botticelli: Venus e Marte.

Naomi Campbell é a epresentação de Venus a deusa mitológica do Amor diante de Marte o deus da guerra extasiado por suas conquistas.
África e Ocidente confrontados numa composição de estilo renascentista com uma África vencida mas não derrotada como bem representa Naomi.
Como uma deusa mitológica Naomi é um mito no universo da moda sua imagem tanto valoriza quanto denuncia tal como imaginou o fotógrafo David La Chapelle neste seu ensaio: "The rape of Africa".


Naomi Campbell nesta capa da Flaunt: seio coberto por uma das suas tranças: duas versões de capa da mesma revista. 

Seria esta outra capa a da edição norte-americana da revista? O que não seria totalmente (in)coerente com o pudor puritano local que proibe o seio nu em exibições de massa como no caso do seio à mostra de Janet Jackson durante a trans missão do campeonato de futebol em 2004 e que foi parar na Suprema Corte de Justiça nos EUA

O seio à mostra de Janet Jackson pode ter sido uma jogada publicitária que rendeu uma multa e processo por atentado ao pudor à rede de TV que transmitia o show durante o intervalo do SuperBowl em 2004 e que ainda rende nos tribunais.

Fontes: 
lachapellestudio.com,
http://flaunt.com/issues/current
folha1.uol.br

Nenhum comentário: