28.5.10

Moda do clareamento da pele ameaça a beleza indiana

A beleza indiana por seus traços negros está ameaçada com uma onda de moda para o clareamento da pele de mulheres e homens.
Padrão da beleza indiana está ameaçado pela onda de cosmético para o clareamento da pele

A Vogue Índia e a modelo britânica de origem indiana Gia Johnson estão atuando com um grupo de empresas da indústria da moda para combater na Índia o preconceito contra a cor da pele mais escura.

Gia Johnson Singh, 23 anos é a modelo principal da capa da Vogue India de abril de 2010.

A revista Vogue se aliou com a modelo Gia Johnson para dar uma resposta a uma crença cada vez mais presente na sociedade indiana em que tons de pele pálidos significam beleza e sucesso. Em editorial a revista exalta a cor da pele indiana em seus bronze e dourado contra a síndrome chamada de Snow, em busca da pele branca.




Há na capital indiana Delhi há uma explosão na venda de cremes clareadores. Grandes marcas como Unilever e L’Oreal vem crescendo no mercado indiano com seus produtos clareadores em até 18% ao ano e segundo estimativa da agência de pesquisa AC Nielsen o mercado deve crescer até 25% este ano.

A estratégia dessas empresas tem sido promover seus produtos clareadores com grandes nomes de Bollywood, a conhecida indústria do cinema indiano que segue o padrão do cinema americano. A onda de clareamento da pele atinge não só as mulheres como também os homens.

Gia Johnson tem um ton de pele que pode estar mais clara ou escura dependendo se tiver ou não tomado mais sol e isto tem acarretado para ela algumas situações de preconceito quando sua pele está mais escura.

Gia acredita que esta iniciativa da revista Vogue possa ser uma ajuda importante para conter esta onda de preconceito contra os tons de pele mais escuros da mulher indiana.

Veja este depoimento de uma mulher indiana num fórum sobre o produto de clareamento L'Oreal Perfect White:


"Mesmo à noite a sua pele continua a reproduzir a melanina o que causa o escurecimento da pele. Meu dermatologista disse-me que durante o sono, é imperativo que você continue a aplicar cremes no rosto de modo que você nunca dá a chance a melanina para se reproduzir."

2 comentários:

Ibirá Machado disse...

Essa realidade da Índia é realmente MUITO triste e tem piorado com o crescimento econômico. :(

magna.almeida disse...

Com certeza os laboratórios farmacêuticos estão felizes com esta postura.
Continuando esta campanha, não demora estes produtos estarão chegando por aqui.
Magna