20.9.10

Danza Voluminosa: balé cubano de mulheres gordas

A companhia de dança Danza Voluminosa foi criada em Havana em 1996 por Juan Miguel e que se tornou um fenômeno cultural em Cuba confrontando os estereótipos e preconceitos de que mulheres gordas e obesas não poderiam dançar balé.

O grupo também é conhecido por sua paródia do "Lago dos Cisnes" onde utilizam passos do cancan transformado o balé numa comédia musical. Mas isso funciona como um apelo para atrair o público para o outro tipo de trabalho que o grupo realiza de promover a autoestima, a valorização e a inclusão das pessoas gordas na vida social.
"Oferecemos um contexto para as pessoas obesas a desenvolver artisticamente, para criar uma linguagem e uma estrutura que torna capaz de interagir com a sociedade", explica: "Mas não é limitado a pessoas gordas. Trabalhamos com dançarinos que ganharam peso, bailarinos que se aposentram - todos os tipos de artistas. Temos trabalhado com pessoas com AIDS. Gostaríamos de encontrar um lugar para esses tipos de pessoas no nosso show." (Juan Miguel)

DANZA VOLUMINOSA / Juan Miguel Más' interview


Fontes:

Nenhum comentário: