20.11.10

As tops models de Ti-ti-ti no Dia da Consciência Negra

As tops models de Jacques Leclaire em Ti-ti-ti no dia da Consciência Negra foram duas jovens negras de um grupo de mendigos, ao menos este ano não teve tapa na cara como foi em 2009 na novela Helena com Tais Araújo.. Veja aqui.

Sejamos positivos. Algo mudou para melhor. Por este angulo o que a novela quis demonstrar como presença negra no dia da Consciência Negra foi uma crítica à falta de modelos negras nas passarelas.
Situação que ocorre porque nem os estilistas convidam as modelos negras, muitos não querem acordo de cotas na passarela ou declaram que concordam e não cumprem como fez Paulo Borges à frente das Fashion Weeks do Rio e de São Paulo.



Reza a lenda que não existem tops models negras suficientes no mercado, mas como chegar a top model sem acesso à passarela? Convenhamos, somos positivos mas não patetas!
A mídia age como se fossemos um bando de patetas.
Esta representação do negro na novela Ti-ti-ti neste capítulo em 20 de novembro - dia da Consciência Negra - ainda que carregue um viés crítico (sejamos positivos!) repete estereótipos negativos (temos também os estereótipos positivos!).


Na cena Jacques Leclaire bêbado e surtado resolve convidar um grupo de 'moradores de rua' para usarem seus vestidos escolhendo duas jovens negras mendigas e as elogia como tops models. Apesar do possível tom de crítica há um exagerado realismo que torna a cena irreal.
O que você acha? Comente, e veja o vídeo da cena na novela Ti-ti-ti.

Nenhum comentário: