16.2.12

"Black Madonna" : Beleza ou miséria?

Vendo esta foto e procurando seus detalhes na composição, na luz, nas cores, nas formas e na sua inspiração, o que ela quer representar? Chocar-nos, envolver-nos com sensibilidade para o drama social, provocar uma sensação e uma ação? Ou é apenas mais uma foto que representa a miséria que é imposta pelo colonialismo aos povos negros. Ou seu contexto é a de um rico país que apesar de suas riquezas pouco exploradas tem uma rica burguesia pós-colonial que mantém a maior parte de seu povo sob o mesma submissão colonial que ela agora representa?
Bem, mas isso é uma possível outra interpretação, porém, o que está estampado na foto conduz ao deleite visual por sua plasticidade, além da morbidez que carrega. Isto me remete de maneira invertida ao que o cômico é, e que se aproxima do drama nas suas representações: pérfido, humilhante, sádico e algo sensacionalista.


"Black Madonna" by Vanessa Beecroft 
 Vanessa Beecroft (nascida em 25 de Abril de 1969 em Génova) é uma polemica artista performática. Estudou arquitetura em Gênova, em 1983-1987 e ente 1988-1993 cenografia em Brera, em Milão. A foto é uma das suas imagens da performace chamada "Sudan Performance", apresentada em Pescheria di Rialto / Veneza no dia 08. Juni 2007 das 19 bis 22.00 Horas.
 (Ras Adauto)

Fonte:Facebook/Ras Adauto

Nenhum comentário: